terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A ERA DA LIBERDADE


O 44º presidente norte americano, Barack Obama, aos 47 anos, ao lado da mulher Michelle, em seu discurso de posse, fala de esperança, de mudanças, de confiança e promete declarar o fim de disputas mesquinhas e de diferenças infantis. E garante ter chegado a hora de dar oportunidades iguais para todos.

“É incrível que um homem negro como eu, tenha um pai que há 60 anos não podia sentar-se em um restaurante e, hoje, eu esteja aqui, assumindo a presidência da República dos Estados Unidos da América”, disse.

Lembrou que o caminho não é fácil. Tem sido o daqueles que se arriscam e que trabalham. É o caminho de homens e mulheres que lutam e trabalharam duro, desbravaram o Oeste, araram a terra e até morreram para viver na América. “Porque todos os que aqui chegaram viram na América uma Nação maior”, destacou.

E continuou: “Nossa capacidade continua igual. É preciso que comecemos o trabalho de reconstruir a América e isso começa hoje. Vamos construir estradas, pontes, linhas digitais, as maravilhas da tecnologia, controlar a energia do sol, do vento e construir uma nova era para todos”.

Assegurou que homens e mulheres livres podem conquistar seus sonhos. E prometeu devolver a confiança do povo no governo. Citou os fundadores que, enfrentaram perigos que ninguém nem pode imaginar e escreveram uma carta onde estão os ideais dos cidadãos norte-americanos e, que ninguém vai desistir deles.

Lembrou que a América é o país onde todos os homens, mulheres e crianças podem viver um futuro de paz e de ética. “A segurança emana da justiça de nossas causas. E vamos forjar a paz entre todos os países e diminuir o espectro do superaquecimento e também ajudar os povos de Nações pobres. Não podemos continuar indiferentes ao sofrimento dos povos além de nossa Nação. A América é amiga de toda a Nação que busque paz e dignidade”, declarou.

Destacou os diversos povos que formam os Estados Unidos. “Nossa Nação é uma colcha de retalhos e isso é a nossa fortaleza e não a nossa fraqueza. Somos cristãos, mulçumanos, judeus, católicos e nossas diferenças convivem aqui na construção desta Nação. É a fé do povo americanos, é a gentileza de oferecer água a quem precisa, a coragem do bombeiro de subir uma escada, enfrentar fumaça e fogo para salvar vidas, que faz a força desta Nação.”

Para Obama, esta é uma nova era de responsabilidades. “O preço e a promessa da cidadania é a certeza de dar tudo e o melhor de nós mesmos sempre. Vamos marcar este dia, no ano mais frio de todos, quando a capital estava abandonada, a neve manchada de sangue, vamos lembrar das palavras imemoriais de nossos ex-presidentes, e que elas sejam repetidas pelos filhos de nossos filhos. E que Deus abençoe os Estados Unidos da América.”

Barack Obama foi aplaudido por mais de 2 milhões de pessoas, diante do Capitólio, em Washington, na capital norte americana.

Nenhum comentário: