domingo, 7 de dezembro de 2008

QUEM TEM MEDO DA VERDADE?

(Imagem extraída do www..olharesperdidos.blogger.com.br)

A VERDADE ESTÁ NO VINHO


Coluna Carlos Brickmann

Domingo, 7 de dezembro




Esta foi a frase exata do presidente Lula, no lançamento do Fundo Nacional do Audiovisual, no Rio: "Imagine se um de vocês fosse médico e atendesse um paciente doente. O que você falaria para ele? ‘Você tem um problema, mas a medicina já avançou demais. Vamos dar tal remédio e você vai se recuperar’. Ou você diria: ‘Meu, sifu! Se você chega dizendo a gravidade da doença, você acaba matando o paciente." Tudo bem, Lula usou uma palavra grosseira, mas passa.

O importante é entender o que o presidente disse de verdade, por trás da palavra chula: que a crise é gravíssima, mas que ele não pode confirmar as más notícias, porque tem a responsabilidade de manter alto o ânimo do doente terminal.

Não tenhamos dúvidas, a coisa é séria. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil em São Paulo calcula que, só em sua área de atuação, cem mil pessoas perderão o emprego. Metade dos funcionários da indústria automobilística está em férias compulsórias (e há nos pátios 300 mil carros). A indústria de autopeças está há dois meses sem encomendas e sem perspectivas.

O preço das matérias-primas que o Brasil exporta está em queda. É simples: se os Estados Unidos param de consumir, reduzem as importações de produtos chineses. E a China passa a comprar menos minério de ferro, menos alumínio, menos couro. A Rússia diminui a importação de carne. Não dá para ser otimista.

A melhor frase é de Barbara Gancia, no seu blog: “Sifu”, senhor presidente? Acho que o termo mais apropriado seria "Nosfu”.

Top Top

Não se pode negar que, neste Governo, ninguém hesita diante de gestos ou palavras. Antes de Lula, já tivemos o top top do assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, no dia seguinte ao acidente da TAM; e a movimentação corporal de seu assessor de imprensa simulando o “ói nóis neles”.

Verdade maquiada

Este colunista tem idade suficiente para não se chocar com palavras ou gestos obscenos. Mas, pelo jeito, a turma do Palácio do Planalto ainda se choca. Na página oficial da Presidência, o “sifu” foi substituído por um “inaudível”. De duas, uma: ou a página oficial da Presidência não é confiável, por mudar os fatos quando não gosta deles, ou precisam arrumar outro serviço para o Surdinho.

Voz jurídica

O portal jurídico Migalhas assim descreve a reunião de Lula com os cineastas: “Com olhos marejados, de quem abraçou literalmente a causa do etanol (coisa típica de nosso querido presidente, emotivo, que se vê diante de uma crise descomunal e sem muitas perspectivas), Lula discursou ontem no lançamento do improvável Fundo Setorial do Audiovisual (...)”

Cada vez aumenta mais

O presidente Lula continua em alta; a aprovação a seu Governo alcança 70% da população, distribuída por todas as classes sociais e por todo o país. É um recorde: desde 1990 um presidente da República não tinha taxa de aprovação tão grande. Em 1990 o presidente da República era Fernando Collor.

Articulação oposicionista

Para enfrentar um presidente com tamanha popularidade, a oposição começa a se articular politicamente desde já. O primeiro passo foi unir num bloco político o PSDB, DEM e PPS, para atuar em conjunto no Congresso, nos Estados e nos Municípios. Este bloco espera atrair pelo menos um pedaço do PMDB, mais o PV. “Temos de estar juntos para ganhar a eleição”, diz Roberto Freire, do PPS.

Freire tem razão – mas, se quiser enfrentar o presidente Lula a sério, a oposição não pode se aliar aos governistas, por exemplo, para absolver o deputado Paulinho da Força, do PDT, como acaba de fazer. Paulinho é acusado de desvio de dinheiro do BNDES – e existirá algo melhor para desgastar o Governo?

A luta continua

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados inocentou Paulinho, mas a Polícia Federal continua investigando o caso. A esposa de Paulinho, Elza de Fátima Costa Pereira, ex-presidente da ONG Meu Guri, foi indiciada pela acusação de receber verbas irregulares do BNDES. O indiciamento alcança também o advogado Ricardo Tosto, conselheiro do BNDES ligado ao PDT e a Paulinho, dono de um grande escritório, que chegou a ser preso na Operação Santa Teresa.

Não perca

Hoje, às nove da noite, dois excelentes jornalistas se encontram: o editor Marco Lacerda entrevista o repórter José Hamílton Ribeiro, com muitas histórias para contar, no programa FrenteVerso, da rádio Inconfidência FM 100,9 de Belo Horizonte. Dá para ouvir pela Internet: www.inconfidencia.com.br.

É o Brasil!

Amanhã, 8 de dezembro, é o Dia da Justiça. Em comemoração, não haverá Justiça no Mato Grosso do Sul: o Judiciário fica fechado para festejar.

Boa notícia

O Conselho Nacional de Justiça proibiu o Tribunal de Justiça da Bahia de comprar tapetes persas para o setor de Relações Públicas. Dessa nós escapamos!

Nota desta jornalista:

Para quem trabalha a semana inteira com o foco em política, é bom encontrar um espaço para falar e ler sobre amenidades. Por isso fiz este Blog.

No entanto, já dizia Aristóteles "o homem é um animal político"... Isso em 384 a.C. a 322 a.C.

Então, quem sou eu para contestar?! Sou uma mulher que já viveu no século passado e permanece no atual, sem medo de palavras ou atos. Aliás, é um dos presentes que Deus nos dá junto com a idade.

A Coluna do jornalista Carlos Brickmann deste domingo, 07.12.2008 está um primor. Vale uma boa leitura e reflexão!

E dê-lhe política!

Vania Mara Welte

Nenhum comentário: