quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

“MUTIRÃO DA CONCILIAÇÃO”

Desembargador Henrique Nelson Calandra,
à direita na foto,
um ícone da Justiça no país.
Abaixo, considerações
do advogado Ômar Atique Sobhie


Senhor Carlos,


Muito me honra com suas palavras, e, se me permite, gostaria de observar que a grande maioria dos Magistrados está sinceramente envolvida com o drama e têm propósitos de melhorar a vida dos jurisdicionados!

Vejo que nosso problema não são os mau intencionados, que são a minoria! O cerne do problema é que todos, Advogados, Funcionários e Magistrados, têm boa vontade, mas estão se auto-justificando! Um elogio não tem valor quando vem da própria pessoa!

Além disso, agem como se estivessem em pé de guerra, e, irônicamente, todos têm razão! Cada um deles tem uma reclamação sincera e justa do outro! A questão é que, nesse tiroteiro, esquecem que têm um inimigo em comum: a injustiça!

Dizem que quando há incêndio na floresta, um leão fica ao lado de um coelho na beira do lago, e fazem uma trégua, pois há um inimigo em comum! Só nos falta a consciência de que temos um inimigo em comum para que possamos, juntos, eliminá-lo!

Hoje, passamos por uma crise que não conhece países, setores, classes sociais, raças ou credos, e isso é saudável, pois nossas instituições não tem mais respostas para as perguntas! Necessário revitalizar as instituições, sob o risco do caos que se avizinha!

Dentre os Magistrados, existe um que fez uma observação muito sábia, e bem ao encontro de sua manifestação: "não podemos dar respostas mortas a perguntas vivas"! Seu nome é desembargador Henrique Nelson Calandra, e não está sozinho! Existem muitos heróis que mantém a chama viva, dentre os Magistrados, Funcionários e Advogados! E até mesmo entre nós, leitores!


Ômar Atique Sobhie
Advogado

Nenhum comentário: