sexta-feira, 11 de novembro de 2011

QUEM VIU SABE: AS CATARATAS DO IGUAÇU SÃO UMA DAS MARAVILHAS DA NATUREZA. E ESTÁ ENTRE AS SETE MAIS BELAS DO MUNDO




É impossível ficar indiferente diante das Cataratas do Iguaçu. A primeira vez que eu me deparei com aquela maravilha da natureza eu tive mais uma vez a certeza da existência de Deus. E, emocionada, chorei e agradeci o privilégio. Eram muitos. Eu podia ver a assombrosa força daquelas águas espumantes, luminosas e fortes em fantásticas quedas d’água, furadas por frágeis andorinhas, que buscam construir seus ninhos naquelas rochas, atrás das águas. Hoje, 11.11.11, sexta-feira, a Fundação New Seven Wonders anunciou que as Cataratas do Iguaçu, ao lado da Floresta Amazônica estão entre as sete novas maravilhas do mundo moderno.

Voltando aos privilégios, eu podia ouvir o ensurdecedor ruído das fantásticas quedas d’água. Podia pegar nas águas, sentir os fortes respingos d’água molhar o meu rosto, meu corpo todo. Eu era parte daquele cenário de sonhos e magia ao caminhar pela passarela que atravessa o rio Iguaçu. Tantas e quantas vezes eu estiver lá, diante de uma das sete maravilhas do mundo, vou me emocionar, chorar e agradecer a Deus pelos meu sentidos e por estar viva. Por ter o privilégio de ter nascido nesta “terra abençoada por Deus e bonita por natureza. Que beleza!”

Além das Cataratas do Iguaçu e da Floresta Amazônica, também foram eleitos a Baía de Halong (Vietnã), a Ilha de Jeju (Coréia do Sul), o Parque Nacional de Komodo (Indonésia), o rio subterrâneo de Puerto Princesa (Filipinas) e a Table Mountain (África do Sul). A lista definitiva será divulgada em janeiro de 2012, depois de o processo de votação passar por uma auditoria independente.

O concurso começou em 2007 e reuniu mais de 440 candidatos de 200 países. Dois anos depois, um júri formado por sete especialistas – entre eles diretores da Unesco e da Fundação suíça – definiram os 28 finalistas, com representantes dos cinco continentes. A escolha final foi definida pelo voto popular que mobilizou milhares de pessoas, organizações, esportistas, artistas e celebridades em todo o mundo em prol de algumas candidaturas. E, tenho certeza, contou com o seu voto e com o meu.

A próxima disputa organizada pela New Seven Wonder escolherá as Sete Cidades Maravilhosas do Mundo. Vamos lá, eleger o Rio de Janeiro com as suas maravilhas naturais, sua gente hospitaleira e linda, junto com o Cristo Redentor.

(Texto e fotos de Vania Mara Welte, exceto a última)

Nenhum comentário: