sábado, 12 de novembro de 2011

PARTE II - CONTRATOS - “PREFEITURA GASTA MUITO COM O ICI”

O que acontece na Câmara hoje
é justamente por dar a oportunidade de haver reeleição

JE — E a investigação em torno do presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso?

RJ — O que acontece na Câmara hoje é justamente por dar a oportunidade de haver reeleição. A reeleição é algo extremamente ruim, em especial para os poderes. Quando acontece a reeleição, se deixa de fazer a oxigenação. A Câmara de Curitiba deixou de fazer esta renovação, ficou perpetuando vários vereadores, em especial o Derosso, que já esta há 12 anos na presidência da casa.

JE — Em matéria recente do Jornal do Estado, foi revelado que a Prefeitura gasta mais dinheiro com o ICI (Instituto Curitiba Informática) do que com áreas como segurança, esporte e habitação. Além disso, o ICI já tem contrato com a administração até 2016. Como candidato e possível prefeito de Curitiba como avaliaria essa questão?

RJ — Primeiro faríamos uma análise jurídica do contrato para saber até que ponto pode-se rompê-lo ou ajustar aos padrões financeiros que achamos suficientes para manter produto desses. Eu, pessoalmente, acho muito caro o que a prefeitura gasta nessa área. Por exemplo, eu gastaria menos como ICI e gastaria mais com câmeras de segurança.

JE — Como é o seu relacionamento com o atual governador? O apoio dele à reeleição do atual prefeito é um complicador para sua candidatura?

RJ — Sempre me dei bem com o Beto Richa, apesar de não ter participado de nenhuma de suas eleições. Ele certamente é uma força política que vai atrapalhar, pois é um grande cabo eleitoral. Talvez hoje o maior cabo eleitoral para qualquer candidato.

JE — Um cabo eleitoral maior que seu pai?

RJ — Meu pai é um grande cabo eleitoral, mas não é político. O Beto é um dos homens públicos mais fortes. Mas acho que as pessoas vão chegar à conclusão de que o governador vai ajudar Curitiba independente do prefeito. O Beto gosta da cidade muito mais do que qualquer figura que possa representá-la. Nesse ponto tenho vantagem sobre todos os outros candidatos porque me dou bem em todas as esferas. Sou do conselho da presidente Dilma e tenho bom trânsito com o governador. Tenho certeza que minha candidatura é de construção de pontos. Não tenho nenhum apadrinhamento político e tenho independência na minha carreira que me dá possibilidade de buscar os melhores cérebros para fazer um bom trabalho.

JE — Já que falamos em seu pai, o apresentador Ratinho. Ele é um grande conselheiro seu em sua carreira política?

RJ — Meu pai dá pouco palpite na minha carreira. Ele obviamente torce e se orgulha. Até porque ele gosta de política, mas não gosta de ser político. Tenho certeza que se a candidatura realmente for viabilizada ele vai estar do meu lado, me apoiando, como pai.


(Parte II do texto da jornalista Amanda Kasecker, foto de Valquir Aureliano, veiculados no Jornal do Estado e no Site www.bemparana.com.br)

Nenhum comentário: