terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

PARABÉNS!

O jornal Gazeta do Povo
completa hoje, 03.02.2009,
90 anos.
Consolidado como o principal
veículo de comunicação do Paraná,
faz parte de um império de mídia,
construído com a luta e persistência
de um "gentleman idealista":
Francisco Cunha Pereira Filho.
É dele o texto que abre
o encarte especial da edição impressa
e no site do jornal.
Parabéns a todos que contribuíram e contribuem
para a sua história.
Parabéns doutor Francisco!

(Foto do Site da Gazeta do Povo)


"Quando, em 3 de fevereiro de 1919, Benjamin Lins e De Plácido e Silva, imbuídos de um ideal paranista, lançaram o primeiro exemplar da Gazeta do Povo, colocaram para germinar a semente de um jornal que aspirava ser um porta-voz dos paranaenses e um bastião em prol das mais legítimas causas do estado. Esse compromisso, de forma marcante, foi destacado em editorial de primeira página já no número inaugural, quando enalteceu como primado “a defesa dos interesses gerais da sociedade, chamando a atenção de todos e de cada um para os assuntos que, direta ou indiretamente, nos interessam”.

Passados noventa anos, renovado pela labuta diária, pela postura sempre independente e pelas inúmeras e vitoriosas campanhas de interesse público, o compromisso da Gazeta do Povo com o Paraná e sua gente continua indelével e presente no jornal que chega diariamente às mãos dos leitores.

Na Gazeta do Povo, parte substancial da História recente foi contada por meio de notícias, análises e opiniões. Hoje, data da fundação, o jornal lança uma série especial de fascículos em que rememora os fatos mais importantes que foram notícia ao longo das nove décadas de existência da Gazeta do Povo.

Trata-se de um registro jornalístico histórico que é entregue a você, leitor, junto com a edição do dia, na expectativa de que seja uma leitura prazerosa e que ao mesmo tempo permita que se volte a tomar contato com os fatos que monopolizaram a opinião pública.

Boa leitura!"


(Texto de Francisco Cunha Pereira Filho
Diretor-presidente da Gazeta do Povo)


Nenhum comentário: