sexta-feira, 28 de novembro de 2008

DOIS MIL DOADORES DE MEDULA ÓSSEA

Foi um sucesso a campanha
“Doe Vida em Vida, Doe Esperança!"
Saiba mais sobre Medula Óssea
e Seja um Doador,
realizada no último final de semana, 22.11,
para cadastramento de
Doadores Voluntários de Medula Óssea.
Curitiba deu um grande exemplo
de solidariedade ao Brasil,
ao realizar, em um único dia,
2.041 captações,
uma das maiores campanhas
já realizadas no país.
Interessados em colaborar
voluntariamente:
Contatos: 3022 42 32 / 9181 1617



PARA SE CADASTAR E SER UM DOADOR DE MEDULA ÓSSEA



Banco de Sangue do Hospital de Clinicas-UFPR
Rua Agostinho Leão Júnior, 180 -
De segunda à sexta
Das 7 às 18h20
Sábados das 9:30 às 15 horas
Maiores informações: (41) 3360-s1875

A campanha ocorreu simultaneamente à realização do The Call (o chamado), evento internacional, promovido pela Congregação das Igrejas Evangélicas em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, que se constitui em um dia inteiro de orações, pela cidade que recebe o evento.

A campanha contou com o apoio do BioBanco, do Hospital de Clínicas/UFPR, que realizou o cadastramento dos doadores e deu orientações e esclarecimentos sobre a doação de medula óssea. Todos os doadores foram cadastrados no Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome), do Ministério da Saúde.

“Esta ação solidária foi possível, graças à adesão e solidariedade de toda a comunidade, da Primeira Igreja Batista de Curitiba, que abriu espaço no evento e viabilizou a realização da captação e cadastramento dos doadores”, diz Edimir Vieira, um dos coordenadores, e também, pai de Frederico Varela Viera, de 28 anos de Recife-PE, que se encontra em Curitiba em tratamento de leucemia, no Instituto Pasquine, aguardando medula compatível, para realizar o transplante”.

Na avaliação de Sérgio Tadeu Monteiro de Almeida, membro do Conselho Temático de Responsabilidade Social da FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná -, coordenador voluntário da campanha, “Doe Vida em Vida”, o dia foi de grandes emoções para todos. Seja pelo público presente, estimado em cerca de 20 mil pessoas, pelos 180 voluntários da PIB, que realizaram o trabalho de cadastramento dos doadores e organização dos trabalhos.

Um destaque especial para a equipe de enfermagem do BioBanco.

“Eles foram incansáveis e deram uma demonstração de abnegação e amor à vida em mais de 13 horas de trabalho ininterrupto” diz, Sérgio Tadeu. Ele diz: "foi dado um primeiro passo, que servirá como força motriz, para transformar em realidade a questão do transplante de medula óssea. Esperamos contar com a adesão de mais pessoas de boa vontade, que queiram colaborar com esta causa de fundamental importância para salv ar inúmeras vidas”.

Nota de VMW: Você pode doar um mínimo de seu sangue para salvar uma pessoa. Só precisa doar 0,8ml. É tão pouco que não lhe fará falta. Mas poderá salvar uma vida. E se fosse o seu filho ou a sua filha a precisar de um transplante de medula óssea? Pense nisso. Doe vida!

Toda a minha família e eu somos doadores de medula óssea. Oxalá um de nós possa salvar alguém. Seja quem for!

(Texto veiculado no Blog do jornalista Zé Beto, do Site Jornale)

Nenhum comentário: