domingo, 4 de outubro de 2009

MERCEDES SOSA, ADEUS!

Imagem: Deutsche Grammophon/Divulgação

Morreu neste domingo, aos 74 anos, a cantora argentina Mercedes Sosa. Ela estava internada desde o dia 18 de setembro no Sanatorio de la Trinidad, em Palermo, Buenos Aires, e seu estado de saúde se agravou na última semana, devido a problemas renais que afetaram o sistema cardiorrespiratório e órgãos vitais. A cantora estava em coma e respirava com a ajuda de aparelhos. O corpo foi velado na sede do Congresso Nacional argentino, em Buenos Aires.

O Brasil começou a despertar para a riqueza da voz de Mercedes Sosa em 1976, após um dueto da cantora argentina com Milton Nascimento. A faixa “Volver a los 17”, da compositora chilena Violeta Parra — de quem Mercedes foi uma das principais intérpretes — virou um dos maiores destaques do hoje clássico álbum “Geraes”. A partir daí, a barreira da língua não mais impediu que brasileiros se apaixonassem pelo marcante timbre de contralto de Mercedes Sosa e por seu repertório, entre canções folclóricas e de conteúdo político e social.

Os discos de Mercedes passaram a ser lançados regularmente no Brasil. A cantora gravou novos encontros com artistas da MPB como Fagner, Chico Buarque e, recentemente, Caetano Veloso — em outubro do ano passado, aproveitando a visita de Mercedes ao Rio, para receber a Ordem do Mérito Cultural, em cerimônia realizada no Teatro Municipal.

A faixa com Caetano fez parte do disco de duetos, lançado este ano, com um variado leque de convidados, incluindo ainda a colombiana Shakira, o uruguaio Jorge Drexler e a mexicana Julieta Venegas.

Nascida em Tucumán, em 9 de julho de 1935, Mercedes Sosa foi descoberta aos 15 anos, ao participar de um concurso de uma rádio em sua cidade. Seu primeiro álbum, “La voz de la zafra”, foi lançado em 1962, com repertório calcado em canções folclóricas. Os dois seguintes, “Canciones con fundamento” (1965) e “Yo no canto por cantar” (1966), já em seus títulos deixavam claro o engajamento político de La Negra, apelido que ganhou devido aos longos e lisos cabelos negros.

Peronista na juventude, Mercedes alinhou-se à esquerda a partir dos anos 1960. Em 1979, perseguida pela ditadura militar argentina, ela se exilou na Europa, vivendo em Paris e Madri. Nos anos 1990, foi opositora do presidente Carlos Menen e, depois, apoiou seu sucessor, Néstor Kirchner.

Independentemente das posições políticas, Mercedes merece ser ouvida por sua grande voz e seu repertório, em discos como “El grito de la tierra”, “Homenaje a Violeta Parra”, “Cantada Sudamericana”, “Interpreta Atahualpa Yupanqui”, “Corazón Americano” (com Milton Nascimento e León Gieco) e “Alta fidelidad” (com Charly García). Seu último disco, “Cantora, vol. 1”, teve três indicações ao Grammy Latino deste ano — que será anunciado em novembro.
(Texto da Agência Globo)

GRACIAS A LA VIDA

Composição: Violeta Parra
Gracias a la vida,
que me ha dado tanto
Me dió dos luceros que cuando los abro
Perfecto distingo lo negro del blanco
Y en alto cielo su fondo estrellado
Y en las multitudes el hombre que yo amo

Gracias a la vida,
que me ha dado tanto
Me ha dado el oído, que en todo su ancho
Traba noche y dia grillos y canarios
Martirios, turbinas, ladridos, chubascos
Y la voz tan tierna de mi bien amado
Gracias a la vida,
que me ha dado tanto
Me ha dado el sonido y el abecedario
Con él las palabras que pienso y declaro
Madre, amigo, hermano y luz alumbrando
La ruta del alma del que estoy amando
Gracias a la vida,
que me ha dado tanto
Me ha dado la marcha de mis pies cansados
Con ellos anduve ciudades y charcos
Playas y desiertos, montañas y llanos
Pela casa tuya, tu calle y tu patio

Gracias a la vida,
que me ha dado tanto
Me dió el corazón que agita su marco
Cuando miro el fruto del cerebro humano
Cuando miro el bueno tan lejos del malo
Cuando miro el fondo de tus ojos claros

Gracias a la vida,
que me ha dado tanto
Me ha dado la risa y me ha dado el llanto
Así yo distingo dicha de quebranto
Los dos materiales que forman mi canto
Y el canto de ustedes que es el mismo canto
Y el canto de todos que es mi propio canto
Gracias a la vida

  • VOLVER A LOS 17

    Composição: Violeta Parra

    Volver a los diecisiete después de vivir un siglo
    Es como descifrar signos sin ser sabio competente,
    Volver a ser de repente tan frágil como un segundo
    Volver a sentir profundo como un niño frente a Dios
    Eso es lo que siento yo en este instante fecundo.
    Se va enredando, enredando
    Como en el muro la hiedra
    Y va brotando, brotando
    Como el musguito en la piedra
    Como el musguito en la piedra, ay si, si, si.

    Mi paso retrocedido cuando el de ustedes avanza
    El arco de las alianzas ha penetrado en mi nido
    Con todo su colorido se ha paseado por mis venas
    Y hasta la dura cadena con que nos ata el destino
    Es como un diamante fino que alumbra mi alma serena.

    Se va enredando, enredando
    Como en el muro la hiedra
    Y va brotando, brotando
    Como el musguito en la piedra
    Como el musguito en la piedra, ay si, si, si.

    Lo que puede el sentimiento no lo ha podido el saber
    Ni el más claro proceder, ni el más ancho pensamiento
    Todo lo cambia al momento cual mago condescendiente
    Nos aleja dulcemente de rencores y violencias
    Solo el amor con su ciencia nos vuelve tan inocentes.

    Se va enredando, enredando
    Como en el muro la hiedra
    Y va brotando, brotando
    Como el musguito en la piedra
    Como el musguito en la piedra, ay si, si, si.

    El amor es torbellino de pureza original
    Hasta el feroz animal susurra su dulce trino
    Detiene a los peregrinos, libera a los prisioneros,
    El amor con sus esmeros al viejo lo vuelve niño
    Y al malo sólo el cariño lo vuelve puro y sincero.

    Se va enredando, enredando
    Como en el muro la hiedra
    Y va brotando, brotando
    Como el musguito en la piedra
    Como el musguito en la piedra, ay si, si, si.

    De par en par la ventana se abrió como por encanto
    Entró el amor con su manto como una tibia mañana
    Al son de su bella diana hizo brotar el jazmín
    Volando cual serafín al cielo le puso aretes
    Mis años en diecisiete los convirtió el queru.

    Nenhum comentário: