segunda-feira, 7 de julho de 2008

PSICOLOGIA CONTRA VIOLÊNCIA INFANTIL

Alunos de escolas da Tríplice Fronteira
(AR / BR / PY), em 2003, já desfilavam na defesa
dos direitos da infância e da adolescência dos três países.
Um trabalgo executado pela Ciranda, coordenado pela OIT,
com o apoio de toda a sociedade daquela Região de fronteira
(Foto de VMW)

Curso de capacitação para policiais: preocupação com índice de assassinatos


Curitiba - Dados do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) apontam índice preocupante de crianças desaparecidas mortas. Entre 2003 e 2005 foram registrados 263 casos de crianças desaparecidas. Destas, cinco foram mortas e três são possíveis vítimas de assassinos em série. Uma pesquisa solicitada pelo Sicride ao Departamento Penitenciário mostra que entre 144 casos de crimes cruéis contra crianças, como tortura e estupro seguido de morte, 24 pessoas tinham perfis de criminosos em série.

Para preparar melhor os policiais civis e federais na investigação desses crimes, foi realizada nesta semana, em Curitiba, um curso de capacitação sobre Vitimologia e Psicologia Investigativa. As técnicas de psicologia investigativa são incorporadas aos procedimentos policiais na realização de entrevistas com vítimas e suspeitos. ''São sinais que as pessoas mostram e que este método ajuda a identificar e analisar, como mentiras durante os depoimentos'', explica Marilia de Melo Costa, mestre em psicologia investigativa, uma das participantes do curso.

Outra contribuição da psicologia é a técnica de análise da geografia do crime. ''Aqui no Brasil não temos uma pesquisa científica para analisar a geografia do crime. São iniciativas isoladas, empíricas'', afirma a investigadora da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Giovana Fabris. A análise geográfica avalia todos os aspectos da cena do crime na busca pelo autor. Também é feito um mapa mental, com os elementos de familiaridade dos suspeitos com os locais onde acontecem os crimes e proximidades.

A proposta da capacitação aos policiais é dar continuidade ao curso ministrado no ano passado por representantes do FBI (Federal Bureau of Investigation), sobre o perfil de criminosos e de assassinos em série. Entre os encaminhamentos do curso está a criação de um banco de dados estadual com assassinatos e características dos crimes.

Lúdico

Outra atuação da psicologia é o depoimento de crianças e adolescentes vítimas de violência. O atendimento evita causar mais trauma e constrangimento à vitíma. Para isso, ela é acompanhada por uma equipe técnica, formada por psicólogos e assistentes sociais, que realiza uma entrevista preparatória antes da audiência.

As salas onde acontecem as conversas criam um ambiente lúdico e agradável, para que as crianças se sintam à vontade. Durante o depoimento, a criança não tem contato com o agressor e os juízes, promotores e advogados utilizam uma linguagem menos formal. ''Esta técnica diminuiu em 80% o dano causado às crianças. É o único modo de tratar dignamente uma criança e adolescente em um processo criminal'', afirma a promotora da Vara de Crimes Contra a Criança e o Adolescente, Carla Maccarini.

Em dois meses, a Vara vai inaugurar uma sala específica para a realização de depoimentos das crianças e adolescentes sem que elas participem da audiência. O depoimento será realizado por meio de câmeras, sem contato com os juízes e também com o acompanhamento de uma psicóloga. A Vara realiza em média, audiências referentes a cinco processos por semana. (C.G.B.)


(Texto de Carolina Gabardo Belo, do Jornal Folha de Londrina e ex-jornalista da Ciranda)

2 comentários:

Anônimo disse...

Que super honra de ter uma matéria minha no seu blog!!
Fico muito feliz.
Vânia, gosto muito de você.
Beijos,
Carol

Vania Mara Welte disse...

Olá, linda menina, colega e amiga:

Grande guerreira do garimpo da notícia, na busca de fazer sempre o melhor em favor dos excluídos.

Você merece todos os destaques, por ser uma profissional brilhante e um belo exemplo de ser humano.

Ah! E, ainda, uma bela mulher.

Beijos, com carinho e admiração;

Vania Mara Welte