quinta-feira, 15 de março de 2012

AYRES BRITO É ELEITO O NOVO PRESIDENTE DO STF


O Supremo Tribunal Federal terá um novo presidente. Nesta quarta-feira, 14, foi eleito o ministro Carlos Ayres Britto. Em 17 de abril, ele deverá substituir Cezar Peluso. No entanto, ao completar 70 anos, em novembro, Ayres Britto será obrigado a se aposentar. E, no lugar dele, entrará o vice-presidente eleito, Joaquim Barbosa.

O ministro Carlos Ayres Britto já relatou ações polêmicas e dá sentenças com sensibilidade e poesia. Exemplo deste seu modo de agir e pensar pode ser observado em seu voto favorável à liberação de pesquisas com células tronco.

Em um texto, com muitas metáforas, Ayres Britto distinguia o "embrião" da pessoa humana, na tentativa de rebater os argumentos de que a Constituição garantiria direitos a partir da fecundação.

"Ninguém afirma que a semente já é planta ou que a crisálida é uma borboleta", disse o ministro.

Ayres Britto terá mais um julgamento delicado pela frente. Ele deverá comandar o julgamento do processo
do mensalão, previsto para este ano.

Sergipano de Propriá, Ayres Britto formou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, e doutorado em Direito Constitucional pela PUC de São Paulo. Também poeta, Ayres Britto é membro da Academia Sergipana de Letras e da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, sendo na área da literatura jurídica a que ele publicou mais títulos e teve maior projeção.

(Informações obtidas na Assessoria do STF. Foto: Divulgação)

Nenhum comentário: