domingo, 6 de fevereiro de 2011

VIVER NO PARAÍSO!






























  


Como é viver e conviver no
Condomínio Pablo Picasso, em Curitiba?

O que mais se admira no Condomínio Pablo Picasso é a solidariedade e a camaradagem que reina entre todos os seus moradores.

Afinal, em qual outro lugar de Curitiba, e quem sabe do país, vizinhos fazem todos os anos uma festa de confraternização?

Uma maravilhosa ceia de Natal, com amigo secreto, presentinhos, presentes, presentões, com brincadeiras e tudo o mais?

Neste ano de 2010 teve até uma novidade: a confecção do “Bolo da Vida”. Para isto, cada morador participou da elaboração da massa, e ao colocar e misturar a sua parte de ingredientes também depositou, mentalmente, os seus sonhos e desejos para 2011. Pronto, o bolo foi assado.

Na hora da sobremesa, além de outras iguarias, todos comeram um pedacinho desta obra comum, de sonhos solidários.

Para completar o ciclo natalino, cada família trouxe doações e presentes para uma Instituição da cidade. Tudo encaminhado ao destino no dia seguinte. Em que lugar isto acontece?

Em qual lugar do país, os vizinhos estão sempre prontos a ajudar uns aos outros?

Em qual lugar há tanto apoio e luta coletiva para salvar bens materiais, como carros, motos e tudo o mais, e depois para limpar tudo, em épocas de chuvas fortes e enchentes?

Em qual lugar homens, mulheres, adolescentes e crianças empurram carros ladeira acima (na garagem) para impedir que o patrimônio do vizinho tenha perda total? É óbvio que nem sempre isto é possível. No ano passado, uma das enchentes deu perda total a seis carros e uma moto. Dentro das casas, sob água e lama, muitos bens foram perdidos, inclusive documentos e fotos. Ou seja a memória de muitas famílias. Mas a maioria dos veículos foi salva. Ufa!

Em qual lugar, um vizinho está sempre pronto a ceder uma cebola, batatas, trigo, ovos, ou, seja lá o que faltar na cozinha, fora de hora e de espaço? Ou uma fôrma, um panelão, uma jarra, uma toalha de mesa, um enfeite, uma árvore, uma lâmpada, um arranjo, ou qualquer outra coisa?

Em qual lugar se ganha roupas, sapatos ou casacos das crianças maiores?

Em qual lugar crianças brincam no Dia das Bruxas, perguntando nas portas dos vizinhos: “doces ou travessuras?” E sempre ganham algo, além de muito carinho?

Em qual lugar, médicos, pediatras, engenheiros, arquitetos, professores, filósofos, advogados, jornalistas, bancários, estudantes e domésticas dispõem de suas atividades, além do círculo social e profissional, em favor do próximo e gratuitamente?

Em qual lugar as gerações se sucedem amigas e companheiras nas brincadeiras, dividindo seus brinquedos em favor dos amiguinhos?

Só há um lugar: Condomínio Pablo Picasso. É um tesouro e um imenso privilégio viver e conviver aqui, com pessoas tão preciosas, que se derramam em humanidade e solidariedade.

Neste espírito de Natal, todos trocaram votos de um Magnífico 2011. As orações que precederam a Ceia Natalina foram feitas por uma das médicas e sua doce filha. “Que Deus proteja e dê muita saúde, paz, prosperidade, alegrias e sucesso a cada uma e a cada um, em particular, que mora no Condomínio Pablo Picasso. Sempre!” Também houve pedidos para a Paz Mundial.

Afinal, há um Novo Ano!

É tempo de recomeço, de curar feridas, de limpar cicatrizes, guardar lembranças boas, olhar a beleza que há em volta, aproveitar a vida ao máximo e em felicidade plena.

Os moradores deste pequeno paraíso só têm de agradecer a Deus todas as dádivas recebidas, em especial a de conviverem em comunhão absoluta de amizade e solidariedade. Amém!

Nenhum comentário: