quinta-feira, 16 de julho de 2009

JORNALISTAS REALIZAM VIGÍLIA EM DEFESA DO DIPLOMA

Imagem do Site img131.imageshack.us

Profissionais, professores e estudantes de jornalismo
acenderão velas na escadaria da UFPR, em Curitiba,
para lembrar um mês da decisão que extinguiu a conquista


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) realizará uma vigília amanhã, sexta-feira, a partir das 18h, na escadaria do Prédio Histórico da UFPR (Praça Santos Andrade, 50, Centro de Curitiba), em defesa da formação superior específica para o exercício da profissão e contra a absurda decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou inconstitucional esta conquista da categoria e da sociedade, que completaria 40 anos.

O sindicato providenciará velas, que serão acesas na escadaria do edifício. Jornalistas, professores de Jornalismo e estudantes e demais apoiadores estão convidados a participar da manifestação vestidos com roupas de cor branca. O início da preparação do ato está marcado para as 17 horas.

DIPLOMA

A manifestação marcará exatos 30 dias da malfadada decisão do STF no recurso extraordinário 511.961, relatada pelo presidente do órgão, ministro Gilmar Mendes, contrária à exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista, embora o requisito (inciso V, do art. 4º, do decreto lei 972/1969) tenha passado 20 anos sob a égide da Constituição de 1988 e conte com amplo respaldo da sociedade brasileira (mais de 70% da população apóia a exigência).

A decisão do STF, que é a culminação de um longo processo de deterioração da profissão, encaminha a imprensa brasileira ao amadorismo e às reiteradas práticas antiéticas que caracterizaram o Jornalismo no período anterior à regulamentação. Some-se a isto a tendência à precarização das relações de trabalho nas empresas de comunicação, com o aviltamento de salários, a não observância da jornada e a extrapolação das funções pelos jornalistas.

Atentos a todos estes riscos, os jornalistas de todo o país, por meio dos sindicatos estaduais e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), estão se mobilizando para expressar a indignação com a decisão e alertar a sociedade para os riscos da desregulamentação da atividade. O Sindijor já realizou um ato em Curitiba no dia 24 de junho. Em outra frente, o movimento dos jornalistas acontece no Congresso Nacional para a aprovação de uma emenda à Constituição que restitua a obrigatoriedade do diploma. Duas propostas – uma na Câmara e outra no Senado – já foram apresentadas, e está sendo articulada a criação de uma Frente Parlamentar Mista em Defesa do Diploma.


Vigília em defesa do diploma

Quando: sexta-feira, dia 17 de julho,
a partir das 18 horas
Onde: Escadaria do Prédio Histórico da UFPR
Praça Santos Andrade, 50
Centro

Mais informações:
Sílvia Calciolari
Diretora administrativa Sindijor/PR
Fone: (41) 9967 3416


Sindicato dos Jornalistas Profissionais do PR
Rua José Loureiro, 211 Centro
80010-140 - Curitiba - PR

#######


Jornalista responsável:
Adir Nasser Junior
(MTE 3819/15/29v)

E-mail:
extrapauta@sindijorpr.org.br

Fones:
(41) 3224-9296
(41) 9678-4554

Nenhum comentário: